BlindTec Express 03 – Desenvolvimento Android e Windows 10

Salve, galera!

Nesse episódio, Marlon Sousa (Splyt) conta um pouco das aventuras de um pós-graduando em desenvolvimento móvel que insiste em estudar sem ver direito o que está fazendo (risos) e, enquanto faz homenagens a um dos maiores cantores Brasileiros que nos deixou aos 85 anos de idade em uma data recente, nos conta também alguns detalhes dos bastidores da produção do podcast.

Está valendo

O projeto Dictation Bridge do qual já falamos aqui abriu seu financiamento coletivo e disponibilizou, como uma prova de conceito, para dar um gosto do que pode estar a caminho, um protótipo em formato de addom para o NVDA com parte das funcionalidades. Se você gostar, por favor compartilhe e ajude o projeto a levantar o dinheiro necessário para se tornar uma realidade.

Demos uma dentro

No episódio 3 do podcast falamos sobre o Windows 10. Defendemos que, naquela época, o sistema ainda era imaturo demais do ponto de vista de acessibilidade para que usuários comuns que precisavam de tecnologia assistiva fizessem a atualização.
Fomos bastante elogiados e criticados também … o tempo passou e a maturidade do sistema, em termos de acessibilidade, ainda não veio. Essa frase pode levantar a polêmica novamente, mas, querido amigo, antes de me bater outra vez, saiba que um grupo fortemente envolvido com o Windows está me dando crédito e respaldo nessa opinião. Quer saber qual grupo? Apenas a Microsoft, que dizem que conhece bastante bem o tal do sistema em questão. Quer saber como isso ocorreu? Elementar, meu caro leitor nervoso. Em seu blog de acessibilidade, a Microsoft publicou um artigo dizendo que usuários de tecnologia assistiva terão a chance de atualizar para o Windows 10 gratuitamente depois que o prazo geral para esse tipo de atualização acabar.

Isso significa que será, segundo o que está escrito no artigo, possível atualizar depois de Julho de 2016 sem custos se você for usuário de tecnologia assistiva. O que falta explicar, e a Microsoft diz que a explicação vai ser escrita em breve, seria a maneira que você prova que é utilizador desse tipo de tecnologia.
De qualquer maneira, se não houvesse a percepção de que o Windows 10 ainda não está maduro do ponto de vista de acessibilidade, a Microsoft não teria criado essa possibilidade fora da regra.
A acessibilidade no Edge e em outros componentes ainda não está pronta e, entre outras coisas, posso supor com alguma certeza que essa é uma das razões de essa decisão ter sido tomada.

e acabou

Por agora é só. Boa diversão informativa para todo mundo, e até a próxima

© Copyright BlindTec 2016 - 2024, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *