Configurando a visualização de HTML Básico como padrão no Gmail

Salve, galera!

Não sei vocês, mas eu me incomodo um pouco com a visualização padrão do Gmail.

Uso o serviço desde uma época onde a interface era muito simples e acessível. Mas o Gmail evoluiu muito, tanto em termos de ferramentas tais como a integração com o chat e o Hangouts quanto em termos de interface.

As novidades nem sempre foram acessíveis. Também por isso, a Google criou uma visualização chamada de HTML Básico que contém um gerenciador de e-mails à moda antiga, muito eficiente, leve e eu diria até mesmo elegante.

Claro que ela não dá acesso a algumas das ferramentas que eu falei acima e não é tão moderna.

Embora a visualização padrão do Gmail esteja cada vez mais acessível e apresente recursos tais como teclas de atalho e integração com leitores de tela, ainda há os que, como eu, preferem a rapidez e a leveza de um gerenciador básico de e-mails on-line.

Antigamente, havia um botão em cada uma das visualizações que permitia alternar para a outra.

Mas, sei lá eu por quê, configurei esses dias a minha conta acidentalmente para a visualização padrão … e cadê o botão para voltar para a visualização em HTML Básico? Tinha sumido!

Assim, fiz umas buscas na net e encontrei esse artigo, que mostra como podemos usar a visualização HTML Básico automaticamente quando logamos nas nossas contas do Gmail.

Basicamente, você deve acessar https://mail.google.com/mail/?ui=html&zy=h e se logar normalmente.

Desta vez, entretanto, você vai cair na visualização HTML básico. Mas calma que isso não é tudo, pois se você sair do Gmail agora e se logar novamente, vai cair na visualização padrão outra vez.

Quando fizer logon pelo link acima, vai haver uma mensagem logo abaixo do link “sair” dizendo que você está vendo o Gmail em HTML Básico. Em seguida, há um link para alternar para a visualização padrão e outro para configurar o HTML Básico como a visualização padrão. Pressione este link e pronto, da próxima vez que logar na sua conta você irá acessar a interface que tanto gosta.

E você, gosta da visualização padrão do Gmail ou acha melhor usar o HTML básico? Deixe seus comentários no post, e boa leitura de e-mails para todo mundo!

© Copyright BlindTec 2017, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.
Gostou do post? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

2 comentários

  • Maurício Sá

    Olá, excelente artigo.

    Eu sempre utilizei a visualização de HTML básico no Gmail, mas acabei me acostumando com a visualização padrão e agora optei por não mudar.
    Considero muito prático quando configurado para utilizar os atalhos de teclado com leitores de tela, principalmente com o NVDA.
    Assim que acessamos a página, o NVDA já alterna para o modo de foco. Podemos navegar com as setas para cima e baixo para percorrer as mensagens; estando na lista das mensagens, se pressionar seta para esquerda, passamos a percorrer sobre os marcadores do Gmail, como “Entrada”, “Enviados”, entre outros.
    Alguns atalhos: “Enter” para abrir a mensagem ou marcador; “X” para selecionar as mensagens; “SHIFT + #”, para enviar as mensagens selecionadas para a lixeira; “C”, Escrever e-mail; “R”,Responder; entre outros atalhos disponíveis.
    OBS: alguns desses atalhos precisam ser ativados, clicando no link “Como usar o Gmail com leitores de tela” que está recolhido e clicar no link “Atalhos do teclado”. Lá será possível ativar os atalhos pretendidos;
    Os atalhos só funcionarão com a opção de modo de foco ativado, podendo alternar entre o modo de foco e modo de navegação com “NVDA + Espaço”.

    • Olá Maurício,

      Grato pelas adições muito legais em relação ao gmail na visualização padrão atual!

      Sinta-se a vontade para continuar a colaborar, inclusive se você quiser escrever um artigo completo sobre o assunto nos escreva que a gente posta aqui.

      É bem verdade que a galera da Google tem trabalhado forte em aumentar a acessibilidade dos seus produtos, e o gmail certamente está evoluindo bastante neste sentido.

      Entretanto, deixar a opção de voltar para o HTML básico mais explícita para aqueles que ainda querem seria de bom tom. Ou isso ou descontinuar a interface de vez, forçando a todos a se acostumarem com a interface preferida. Manter algo funcionando mas escondido me parece um pouco incoerente.

      Eu sou um enorme fam de aplicativos como o ThunderBird e do protocolo imap. Dificilmente acesso a interface web de e-mails em meus computadores ou telefone … apenas acesso interfaces web quando estou em equipamentos públicos ou que não são meus, e nesse caso prefiro uma interface leve e sem tantos recursos, bem da maneira que a interface HTML básico do gmail costuma ser. Acho que por isso ainda a prefiro, nem tanto pela parte da acessibilidade que já se encontra bem melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda o desafio abaixo * Tempo limite espirado. Por favor recarregue o desafio