Dois Anos DE Portal BlindTec – Estatísticas, Curiosidades, Perspectivas e Agradecimentos

Salve, galera!

Hoje, dia 30/06/2017, fazem exatamente dois anos que o portal BlindTec está no ar, ajudando a tornar a tecnologia assistiva algo cada vez mais ao alcance do público deficiente visual de língua portuguesa.

Nem consigo exprimir a felicidade e o senso de dever cumprido que tenho ao escrever este artigo, em meu nome e em nome da equipe do portal BlindTec!

Estatísticas

Neste ano

Desde Julho de 2016, produzimos 13 episódios de podcast.
Destes episódios, dois são de tipos iniciados no ano passado: o talkshow, onde a Atena e eu falamos de assuntos do dia a dia de deficientes visuais de forma leve e descontraída e o BlindHighTec, onde MR. Magoo e este editor estendem os limites do que a tecnologia pode nos ofertar agora e no futuro.
Além disso, tivemos 7 episódios regulares, três extras e 1 da linha express.

Mas a coisa não para por aí: neste último ano tivemos incríveis 10 artigos escritos, e o Josué Luccas e o Sérgio Faria também deram as caras no portal como novos colaboradores.

A cada 28 dias em média, um episódio de podcast foi lançado. Se juntarmos a isso os artigos, o portal BlindTec produziu conteúdo relevante para a comunidade de deficientes visuais de língua portuguesa uma vez a cada 15 dias.

Ao todo, foram cerca de 15 horas e meia de podcasts, em uma média de uma hora e seis minutos por episódio.

O tempo total gasto em produção, cerca de seis horas editadas para cada hora produzida, foi de aproximadamente 93 horas.

Assim, foram gastas cerca de 108 horas na produção dos episódios. Somando-se a isso o tempo de produção de artigos, de cerca de uma hora por conteúdo em média e umas 20 horas de tarefas administrativas, gastamos um total aproximado de 138 horas na produção do seu portal de tecnologia assistiva este ano.

Tivemos no período um total de cerca de 10212 acessos, fazendo a média de cerca de 851 acessos por mês ou de 28 acessos por dia. Claro que nem todos esses acessos são exclusivos, pois contabilizamos pessoas que retornam ao site. Continuamos, ao nosso ver, tendo uma audiência expressiva para um site atendendo ao nosso nicho de público. Tivemos cerca de 9689 acessos diretos aos episódios de podcast, uma média de 807 acessos por mês ou 26 acessos por dia.

Desde o início

Fazendo um rápido resumo:

  1. Cerca de 292 horas gastas, 36 dias trabalhando 8 horas por dia, ou quase dois meses se contarmos os fins de semana.
  2. Cerca de 22012 acessos ao site, 917 acessos por mês ou 30 acessos ao dia.
  3. Cerca de 13375 acessos diretos a episódios de podcast, 557 acessos por mês ou 18 acessos por dia.

O que mudou

O número de acessos se manteve constante em relação ao primeiro ano (10212 neste contra 11800 no anterior), mas o acesso direto aos episódios de podcast praticamente triplicou, saindo de 3686 para 9689. Isso significa que há muita gente que chegou para ouvir o conteúdo do portal através de aplicativos de podcast e ler seus conteúdos via RSS readers, algo que estimulamos e de que sempre falamos na BlindTec.

Além disso, a segunda metade de 2016 teve audiência e número de materiais produzidos muito bons, mas foi contrabalanceada pela baixa quantidade de artigos e episódios na primeira metade de 2017, período em que eu estava concluindo minha pós graduação e em que o tempo para produzir qualquer material era realmente muito escasso.

Também por causa disso, o número de episódios caiu de 27 no ano anterior para 13 neste ano. Tivemos também menos episódios das linhas extra e express, mas mantivemos uma média constante de episódios da linha regular. Os artigos também vieram em menor número, 10 este ano em comparação com 13 no ano anterior.

Apesar disso, o tempo total gasto com o portal se manteve próximo entre os dois anos, indo de 154 horas no anterior para 138 neste ano.

assuntos

As pautas abordadas este ano foram muito legais! Entre outras coisas, mostramos as opções para quem não estava se sentindo seguro para atualizar para o Windows 10, abordamos perspectivas para o ENTIDV realizado em 2016 no qual eu viria a palestrar, falamos sobre formas inovadoras de resolver captchas, discorremos sobre cegos irresponsáveis que colocam seus pares em situações difíceis por não serem empáticos, falamos sobre software como serviços e sobre tudo de interessante que isso pode nos trazer, demonstramos o uso do OverCast, do Uber e, em um episódio marcante, falamos sobre a acessibilidade das TVs Samsung.
Abordamos, também, perspectivas e usos do iOS 10, do JAWS 18, falamos sobre o Orbit Reader, uma linha braille economicamente viável, demos uma mão para quem gosta da visualização HTML Básico do Gmail e comentamos sobre um monte de atualizações em produtos relevantes que iam desde o NVDA até o Overcast.
Mostramos depoimento de gente que foi do iOS para o Android e de gente que foi do Android para o iOS, cada qual com suas experiências e perspectivas e, também, mostramos como atualizar o Android para aparelhos que já não possuem suporte por parte das fabricantes.
Por fim, falamos muito da descontinuidade do Window-eyes e da compra do grupo Paciello pela mantenedora do JAWS e explicamos direitinho como o cenário das fabricantes de tecnologia assistiva está sendo redesenhado atualmente.

Agradecimentos

Mas nada disso seria possível sem a ajuda, em primeiro lugar, de Deus. Para um site em que quase toda a atividade foi feita por uma pessoa sozinha, fico espantado em ver como eu consegui trabalhar tanto apenas aos fins de semana e alguns dias fora do expediente e manter o ânimo diante de tantas dificuldades. Sem Deus me ajudando, de fato nada disso seria possível.

Agradeço também, em segundo lugar, a Atena por ter me dado suporte durante este ano, no qual trabalhei duramente para concluir minha pós graduação. Sem sua companhia acolhedora e seu modo prático e centrado de encarar as coisas, talvez eu não tivesse me mantido calmo para, além de tudo, conseguir também produzir material para a BlindTec.

Em terceiro lugar, agradeço ao Josué Luccas, ao André Carioca e ao Sérgio Faria que contribuíram com material relevante para o portal. Se há uma lição aprendida neste ano é que precisamos cada vez mais de gente produzindo conteúdo de qualidade para ajudar o portal a seguir em frente, pois sozinho não dou conta de alimentar com frequência a BlindTec com o tipo de conteúdo de alta qualidade que nossos leitores aprenderam a esperar de nós. Agradeço também ao Flávio Correia pela disposição sempre empolgante e por toda a ajuda que nos tem provido principalmente na edição de áudio e divulgação de conteúdo.

Em quarto lugar, agradeço a todos os leitores e ouvintes, aos que estiveram conosco no primeiro ano e a todos os muitos que chegaram neste e que também estão ouvindo o material mais antigo. Em especial, agradeço a muitos divulgadores, incluindo o portal da deficiência visual que apresentou o nosso trabalho a muitos de vocês através de sua divulgação do episódio em que falamos sobre o guia de voz das TVs Samsung e ao mundo cegal que sempre nos deixou divulgar os nossos episódios em seus grupos.

E, por último, agradecemos a todos vocês que curtiram a nossa página no Facebook, nos seguiram no Twitter e estão envolvidos com o conteúdo que produzimos. Muito obrigado a todos vocês, queridos leitores e ouvintes!

Para o próximo ano

Pretendemos, com a ajuda de Deus, continuar o projeto enquanto for possível. Se você gosta do que fazemos, por favor divulgue para que mais pessoas conheçam. Se você quiser ajudar com escrita de artigos, gravações de podcasts ou de outra maneira, por favor entre em contato com a BlindTec, pois o projeto precisa de mais gente ajudando a pensar e produzir conteúdo para ser sustentável.
Em nome da equipe do portal BlindTec eu agradeço mais uma vez a todos. Muito obrigado pelo companheirismo e pela audiência e até a próxima postagem.

© Copyright BlindTec 2017, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.
Gostou do post? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

2 comentários

  • Super parabéns, Blindtec. Quero agradecer de público esse excelente trabalho que disponibilizou, de forma leve, gostosa e bem elaborada informações muito úteis, das quais me beneficiei várias vezes, tanto pessoal, como profissionalmente. Além disso, me estimulou a compartilhar as minhas experiências e conhecimentos também.

  • Bem, não podia deixar de passar aqui para parabenizar Marlon, pelo excelente trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda o desafio abaixo * Tempo limite espirado. Por favor recarregue o desafio