Produtividade No cotidiano diário parte I

Faaaaaaaaala galera!

Eis a primeira parte de um artigo onde vou falar sobre produtividade no cotidiano diário.

Dividi em várias partes, pois sei que não é nada produtivo demorar quase uma hora para ler um artigo e as vezes chega a ser massante.

Então, nessa primeira parte vou falar de agilidade nas tarefas, organização com os compromissos e tarefas, além de um ponto chave que é o calcanhar de Aquiles de todos que utilizamos aparelhos móveis. bateria e consumo de dados.

Na segunda parte, vou falar da organização e filtragem de conteúdo nas redes sociais.

Primeiramente, vou falar da agilidade nas tarefas e para isso, a forma utilizada para organizar seus aplicativos é crucial.

Certamente você não usa todos os aplicativos que tem instalado com a mesma frequência. Se você é uma exceção a essa regra, te pergunto: de que planeta você veio? kkkkk.

certamente usamos com mais frequência uns aplicativos do que outros.

Organização em pastas pode ser algo eficiente, mas ao meu ver, nem em todos os casos.

suponhamos que eu quero comprar algo na Internet.

Ter em uma só pasta todos os aplicativos de loja virtual em um só lugar, vai facilitar muito minha pesquisa e me fará economizar tempo.

Mas, supondo que os aplicativos que uso com mais frequência não pertençam à mesma categoria?

Ficar entrando na pasta, abrir um aplicativo, sair da pasta, entrar em outra para abrir o outro… Se contarmos um dia inteiro, fazer essa mesma tarefa várias vezes pode te fazer perder tempo em vez de agilizar seu trabalho.

Nesse caso, quero te propor o seguinte:

coloque os aplicativos que você mais usa em uma única página.

Feito isso, em ordem de importância, vá posicionando os aplicativos mais utilizados nas regiões da tela onde seu dedo chega com mais rapidez.

O aplicativo que mais usa no ponto onde seu dedo chega com mais rapidez, o segundo mais utilizado na segunda posição onde seu dedo chega com facilidade e por aí vai.

Você vai ver que ao longo do dia, vai ter todas as suas ferramentas mais usadas ao alcance dos dedos e vai economizar um belo tempo. experimenta, vai. Não custa nada.

Organizando as tarefas e compromissos.

Gente. Estou disputando o campeonato mundial de esquecimento de tarefas e compromissos. Lembro que preciso fazer algo daqui há duas horas e quando chega na hora, esqueço.

se não fui campeão mundial nessa modalidade, estou quase lá.

E quando vou marcar uma consulta médica e a data disponível é para daqui há dois meses? Esquece. Vou perder a consulta!

Ia, pois meu Iphone me salva nisso.

Primeiramente eu configurei meu e-mail do Gmail no Iphone e mandei sincronizar contatos e calendários.

Assim, se der um problema com meu celular, não perco os compromissos já agendados.

O que você faz mais rápido? Digitar ou falar?

certamente você fala mais rápido do que digita.

Então, se você falar para a Siri: Me lembra daqui há X horas. Ela vai perguntar: O que devo te lembrar?

Você diz e, no tempo combinado ela vai criar uma notificação e teu celular vai vibrar e fazer o som.

Sério gente. As vezes, só pelo fato dele vibrar você já lembra o que precisa fazer.

Senão, leia a notificação.

Agora se for um compromisso, você pode dizer: Siri. Marque para mim o compromisso cerveja com…. Pera aí… Compromisso de tomar cerveja eu nunca esqueço… Ficção não… Vamos tornar o texto mais real.

Siri, marque para mim consulta com o doutor Pimpolho. kkkkk. Eita. Mas não diga o kkkkk.

Ela vai perguntar quando vai ser. Diga data e hora.

Pronto.

Mas, eu não vou me esquecer?

Aí vai outra dica.

certamente você acessa com frequência a barra de notificações do seu celular, certo? Pois lembre que lá tem duas abas. Notificações e calendário.

Lembre-se de, pelo menos uma vez por dia, dar dois toques no botão calendário e verificar o que você precisa fazer.

Bateria e consumo de dados

Se você procurar na Internet, vai encontrar vários tutoriais com dicas de como economizar bateria.

Invariavelmente, as dicas serão: desliga isso, desativa aquilo, coloque em modo avião…. Daqui há pouco algum gênio vai dizer que se você desligar o telefone, não vai gastar bateria.

Se isso acontecer, avisem que eu vou querer perguntar ao exemplo de inteligência se ele descobriu isso sozinho, ou precisou de ajuda no estudo que comprovou essa tese. kkkkk.

Por pensar que não adianta ter um Smartphone para que ele viva desconectado e que não adianta ter os recursos e deixar de usar, proponho que você utilize sim todos os recursos que o telefone oferece, mas, de forma consciente.

a primeira dica:

as baterias atualmente não viciam.

Se você vai tomar um banho e se arrumar para sair, que tal deixar seu telefone pegando uma carguinha antes, caso você vá demorar.

Se está no seu trabalho, a política da tua empresa não tem restrições quanto a plugar dispositivos na USB e você sabe que vai ficar um bom tempo sem usar o celular e que é indispensável ter carga na volta pra casa, por não saber quanto tempo vai demorar no trânsito, que tal plugar seu iphone na USB e deixar ali?

Só não se esqueça de uma coisa: a Apple recomenda que você, pelo menos uma vez ao mês, use o ciclo completo de sua bateria, ou seja: deixar ele descarregar e depois carregar até 100%, para que o sistema e a bateria não se percam. Rs.

Dito isso, vamos à dois grandes vilões de bateria.

Localização e notificações.

Certamente os dois recursos são muito importantes e não nos facilitam muito, mas, será que você realmente precisa que todos os aplicativos que solicitam usar as notificações te notifiquem?

Você realmente precisa que todos os aplicativos instalados usem sua localização?

Um Aplicativo de GPS certamente precisa usar. Agora, o quão importante para mim é, que o Facebook Messenger mostre para a pessoa com a qual estou mandando mensagem mostre de onde estou mandando?

Para mim não é. Embora para você talvez seja, algum aplicativo deve estar te mandando notificação ou usando sua localização atoa.

Lá nos ajustes, você poderá acessar as notificações e também a localização e de lá desabilitar os aplicativos que, ou usam sua localização e isso não tem importância para você, ou que te mandam notificações que não são tão importantes.

No meu caso, por exemplo, desabilitei as notificações do Facebook.

consulto o aplicativo esporadicamente e não acho que uma notificação vinda dele seja motivo para que eu deixe o que estou fazendo para consultar. Então, não tem sentido ele ficar me notificando, consumindo assim minha bateria e meu plano de dados.

aí você me diz: ah! Mas pelo whatsapp eu recebo mensagens importantes!

Sim. Eu também recebo. Então, o que acha de deixar as notificações do whatsap, mas silenciar os grupos? Normalmente nos grupos você não receberá mensagens tão importantes ao ponto de não poderem ser vistas posteriormente.

Fazendo isso, você não só vai economizar bateria e plano de dados, como também filtrará mais as informações que recebem.

alguns dizem que, consultar o celular toda vez que recebemos uma notificação é vício, que mostra dependência do celular, etc..

sinceramente, vejo por outro ângulo.

Aplicando essas dicas, muito pelo contrário, quando seu celular te notificar, corre; pois realmente tem alguma coisa importante acontecendo.

Na prática, com essas dicas, saí de casa às 6 da manhã, vim ouvindo Podcasts, dei uma olhadinha rápida nas redes sociais e whatsapp, comentei o que achei interessante, respondi mensagens, fiz uma ou outra tarefa e minha bateria, às 10:29 está com 86% da carga.

a única coisa que está desativada é o Bluetooth, porque não uso todo tempo. Mas, de resto, está tudo aqui funcionando normalmente.

Essa primeira parte termino aqui.

Na próxima, vou falar sobre organização da sua Timeline do Twitter e Facebook.

Você fica perdido nelas? eu também ficava, até descobrir alguns truques.

© Copyright BlindTec 2016 - 2024, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *