Nossas impressões iniciais sobre o iOS 10, possivelmente a melhor atualização dos últimos anos

Salve, galera!

A Apple disponibilizou, de acordo com o esperado, atualizações para os sistemas operacionais dos iDevices.

Como dissemos no último podcast, não vamos atualizar imediatamente. Em vez disso, vamos dar uma boa olhada no que temos de bugs e decidir, de forma racional, quando a atualização deve ser feita.

Bugs de acessibilidade

No último podcast, eu disse que tinha medo que o número de bugs sérios de acessibilidade fosse um pouco mais alto do que nas últimas releases do iOS já que as modificações no core dessa versão pareciam ser maiores.
Isso conflitava diretamente com a base histórica recente de atualizações, com os números de bugs caindo a cada nova versão.

Embora meus medos fossem amplamente justificáveis, me sinto feliz em dizer que a tendência a redução no número de bugs continua a se consolidar, o que significa que aparentemente temos menos bugs inseridos do que tivemos no iOS 9. De fato, a AppleVis classificou apenas um bug de acessibilidade como sendo grave.

a Lista completa (em inglês) pode ser encontrada aqui. Abaixo, vamos trazer apenas os bugs que mais nos chamaram a atenção:

  1. Usuários de linhas braille reportam que no app Mail, as informações de quem enviou uma mensagem são repetidas no início de cada linha da mensagem
  2. Na tela bloqueada, o foco do VoiceOver pode apresentar inconsistências ao navegar entre notificações **
  3. O foco do VoiceOver pode se tornar inconsistente no app de mensagens, principalmente ao pressionar-se enter com um teclado blueTooth para enviar uma mensagem.
  4. Em algumas ocasiões raras a tecla de espaço não pode ser focada com o VoiceOver no teclado onScreen. Em vez disso, o VoiceOver fala que a tecla de ditado foi pressionada, mas insere um espaço mesmo assim no texto.
  5. A opção no rotor do VoiceOver para mover um app para fora da pasta atual não funciona ***
  6. Se você colar um texto no campo de edição da app store, o botão pesquisar não fica habilitado. Para contornar esse problema, aperte qualquer tecla no teclado onScreen e depois apague o caracter que você acabou de escrever.
  7. Ao editar a lista de caixas de entrada a serem exibidas no app Mail, o VoiceOver não fala se as caixas de entrada estão selecionadas ou não.
  8. Ainda no app Mail, o VoiceOver irá algumas vezes pronunciar o nome da caixa atual como uma sequência de caracteres e números. Para corrigir, saia da caixa atual usando o botão voltar e entre nela outra vez.
  9. Se você estiver movendo um app para fora da pasta atual usando a opção de arrastá-lo, o VoiceOver não irá tocar um som para avisar que a pasta foi fechada

** Esse problema era mais ou menos esperado porque, como dissemos no último podcast, as notificações e a tela bloqueada foram duas partes do sistema que passaram por bastantes mudanças.

*** O VoiceOver agora permite que apps sejam movidos sem ter que arrastá-los, algo parecido com o que já funciona na Apple TV. Eu sinceramente não sabia desse recurso e pretendo demonstrá-lo em um podcast futuro.

Atualizando

Como dissemos, quando tivermos visto um pouco mais do desempenho geral do sistema, tomaremos uma decisão sobre atualizar ou esperar mais e escreveremos uma recomendação.
Se você pretende atualizar agora, nós gravamos um podcast especificamente para isso em Outubro de 2015 que continua completamente válido.
Continuamos a recomendar, como naquela época, que a atualização seja feita via iTunes. De fato, alguns sites reportaram que hoje houve problemas para quem tentou fazer a atualização over the air.

Conclusão

Considero excelente que não tenhamos encontrado muitos bugs sérios de acessibilidade na primeira versão do iOS 10 e que, portanto, eu possa usar mais tempo escrevendo sobre as coisas legais do que sobre eventuais problemas. Apesar disso, ainda prefiro esperar alguns dias para recomendar a atualização, mas sinto que serão bem menos do
que foram em outros lançamentos.
Se você for mais ousado e atualizar agora, escreva seus comentários e compartilhe com a gente as suas impressões e descobertas do novo sistema.

© Copyright BlindTec 2016 - 2024, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *