BlindTec Express 05 – Atualizações do NVDA, Lire e outros

Salve, galera!

Neste episódio, Marlon Sousa (Splyt) repassa muitas fervilhantes novidades do mundo da tecnologia assistiva para você que está sempre antenado em como ser mais produtivo e eficiente.

Por aqui, falaremos de atualizações em leitores de tela, serviços e aplicativos. Então fique ligado, mande seus comentários e boa diversão novinha em folha para todo mundo!

Notícias

Perda importante para o mundo da tecnologia assistiva

Apresentar e produzir um podcast como a BlindTec por vezes nos leva a fazer coisas tristes. Uma delas é vez por outra comentar o falecimento de alguém que teve uma participação significativa na história da tecnologia assistiva, ajudando e influenciando, de alguma forma, a todos nós que somos usuários de leitores de tela e afins.

Em Janeiro deste ano Jim Ellsworth, um excelente membro do suporte técnico avançado da Freedom Scientific por muitos anos e um cara muito conhecido nas listas internacionais de JAWS Scripting entre outras, nos deixou. Para quem quer conhecer um pouco mais sobre ele, deixo aqui uma entrevista que ele deu ao Jonathan Mosen no FSCast em Janeiro do ano de 2016.

Leitura de artigos eficiente na internet ainda melhor com a nova versão do Lire

O Lire, um dos melhores e com certeza o mais acessível cliente de serviços agregagores RSS para iOS, foi atualizado para a versão 3.0. Dentre muitas novidades, destacamos que agora o aplicativo pode usar mais de um serviço agregador. Na demonstração que fizemos, mostramos como usar o Feedly, que é pouco acessível e muito chato, como serviço de agregador, mas agora podemos usar, por exemplo, o The Old Reader, e assim ganhamos a possibilidade de acessar nossos feeds por uma interface web muito mais acessível e nem um pouco chata quando estivermos longe do iPhone.

Android, aqui vamos nós!

A versão 5.1 do TalkBack, primeira a rodar apenas em aparelhos com o Android 5.1 ou superior, está disponível. Dentre as novidades, destacamos aqui o acesso rápido para a área de configurações, a fala da percentagem de carregamento de páginas no Chrome e algumas melhorias na rolagem para listas.

Precisa de um olho amigo?

O pessoal da Be Me eyes, aplicativo que conecta voluntários videntes a cegos que precisam de ajuda para ver alguma coisa través da câmera do iPhone, disponibilizou uma atualização para seu aplicativo no iOS e anunciou que a versão para Android vai estar na Play Store muito em breve. Isso vai ser bom para o Brasil, visto que o número de potenciais voluntários com Android é bem maior do que os que usam iOS e o número de usuários cegos de Android também está aumentando.

Capchas …, preparem-se para desaparecer!

E parece que Tyler Spivey e sua turma continuam a investir no Captcha be gone, único serviço ainda oficialmente em operação a resolver CAPTCHAS automaticamente para quem não enxerga. Agora, além de funcionar no Internet Explorer e no Firefox, o serviço também está disponível para o Google Chrome. A verificar quando e se o Safari será suportado, pois isso ajudaria bastante usuários de Mac OS que também podem precisar deste tipo de funcionalidade.

Mostra-me sua máquina e te direi o quanto és relaxado

O acesso remoto …. o que antigamente era um sonho para quem não enxerga agora é realidade *** e uma realidade gratuita! *** para usuários do leitor de telas NVDA através do NVDA Remote.

Aparentemente, a galerinho do Tyler Spivey, sempre ele, não tá mesmo afim de descansar, porque o NVDA Remote também foi atualizado. Além de um protocolo com diversas melhorias, agora também é possível usar braille em conexões remotas.
Sempre lembramos que o primeiro episódio da BlinndTec tratou deste mesmo complemento.

Por falar em NVDA

A NVAccess , desenvolvedora do leitor de telas NVDA, disponibilizou a versão 2017.1 do nosso leitor de telas preferido.

A principal novidade é o acesso ao serviço Kindle da Amazon, que disponibiliza uma infinidade de livros eletrônicos para consumo. Até então, apenas o aplicativo para iOS funcionava com leitores de tela, mas com a nova versão do NVDA este recurso está agora também disponível para Windows.

Além disso, a navegação no Edge continua a melhorar cada vez mais com o uso do NVDA.

Falando em leitura

a NFB lançou uma versão no popular ** e caro ** escaneador KNFB Reader pára Windows.

Se você é fan do aplicativo para iOS vale a pena conferir as novidades para Windows na Página do produto e, depois, nos diga o que achou dele.

E finalmente

O Overcast, nosso tocador de podcasts preferido, também teve uma atualização. Continuamos a recomendá-lo e, se você não sabe do que estamos falando, a BlindTec fez um episódio contanto tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

© Copyright BlindTec 2017 - 2024, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *