Comparativo entre Google Assistente e Amazon Alexa

Faaaaaaaaala galera! Na onda das assistentes pessoais, apesar de já ter em meu dispositivo a Google Assistente, resolvi instalar aqui a amazon Alexa e faço abaixo um comparativo entre os dois. Agora, se você está aqui buscando saber qual deles é melhor, vou quebrar seu galho e economizar seu tempo dizendo que vou te desapontar. Vou sim, mostrar resultados dos testes que fiz para que você chegue a uma conclusão baseada no teu uso. Aliás, terá que escolher um deles, certo? Errado. No fim eu vou te dar uma dica de como utilizar os dois no seu dispositivo. confesso que eu não era muito fã de assistente pessoal, mas quando descobri que através delas eu podia anotar um compromisso, buscar informações em um tempo muito mais rápido do que pegar o celular, desbloquear, abrir o aplicativo em questão, … ah, já to cansado só de digitar. Kkkk. ainda mais quando temos que interagir com o celular com uma filha de 7 meses no colo. RS. aliás, aí vai uma vantagem da alexa. quando antonella está dormindo, eu posso apenas sussurrar o que eu quero e ela me devolve a resposta sussurrando também. Por outro lado, se você chamá-la, ela só responde se você estiver com o aplicativo da Alexa na tela, ao contrário da Google assistente, que pode ser chamada com Ok Google de qualquer lugar. No entanto, nada impede que você configure a alexa como assistente padrão e a chame deixando pressionado o botão de início. Pelo menos no Android funciona. Configurações: Você pode pedir diretamente para a alexa: “aprenda minha voz” e ela te guiará pelos passos de reconhecimento. Na google, você precisa ir nas configurações da Google assistente e iniciar o processo. Interação com aplicativos

Como desenvolvedores podem criar suas Skills para a Alexa, ela é capaz de interagir com uma quantidade maior de aplicativos, muitos deles não precisam nem estar instalados, precisando em alguns casos apenas vincular sua conta com eles. É o caso do Uber, Ifood, que nos possibilitam fazer pedido apenas com a voz. Isso também faz com que tenhamos mais fontes de notícias disponível do que no Google Assistente, quando pedimos para ouvir as notícias. a alexa inclusive, é capaz de tocar notícias em áudio como ler notícias em texto de plataformas que só tenham essa modalidade de conteúdo. Você pode pedir para ela tocar uma rádio qualquer e ela toca do Tunein sem que você precise instalá-lo: Alexa toque Alpha Fm São Paulo. agora, se você prefere o Radiosnet, basta ativar a skill e pedir: Alexa peça para radiosnet tocar alpha FM são Paulo. Se você falar apenas alpha FM no pedido ao Radiosnet, ela te diz quais encontrou e pede para que diga qual quer reproduzir. ela também pode tocar músicas de vários serviços de streaming como Apple Music, Deezer, Spotify e o próprio amazon Music, bastando você vincular sua conta no serviço que quer. Por padrão, se você pedir uma música ela tenta tocar no amazon Music. Se seu serviço for outro, basta dizer o nome dele no fim do seu pedido. Alexa toque Metallica em Deezer. como nem tudo são flores, o Youtube Music não está entre os serviços de música disponíveis e também não adianta tentar pedir para ela enviar mensagem no whatsapp, pois ela não tem Skill para isso. Serviços de vídeo. Enquanto a Google assistente pode reproduzir vídeos do Youtube, disney+, Netflix, a alexa ainda não… Pelo menos não na data de hoje… talvez apenas no Prime video, mas ainda não testei.

Perguntas corriqueiras Percebo que em muitos casos, a Alexa dá mensagens mais detalhadas. quando perguntei quanto foi o jogo do flamengo para ambas, a Google respondeu: O Flamengo venceu o coritiba por 3 x 1. Já a Alexa respondeu: Sábado, as 19 horas, o Flamengo venceu o Coritiba no estádio couto Pereira por 3 x 1. Porém, quando perguntei quem fez os gols, a assistente da google entendeu que a minha pergunta tinha relação com a anterior, no caso resultado do jogo. A Alexa não. Ou seja: alexa ainda não reconhece conversas contínuas. Hoje, dia 1 de dezembro de 2020, me recuso a refazer o teste perguntando sobre o jogo do Flamengo ontem pela Libertadores, tá? Nem vem! Kkkkkk. aliás, quando pesquisamos sobre algum assunto na Google Assistente, como resultado de jogos, ela passa a nos enviar automaticamente os próximos resultados daquele time por notificação. Nem sempre isso é bom. Ontem eu preferia não ter recebido. Aliás eu já fui dormir P* da vida e quando acordei hoje a notificação estava lá pra me lembrar. Kkkkk. Jogos

A alexa tem mais jogos acessíveis como show do Milhão e Perguntados. O show do Milhão tem a voz do Sílvio Santos e você responde por voz. criação de alarmes. Se eu pedir para a Google Assistente: me acorde as 8 horas. Se eu fizer isso Às 19:30, ela vai programar um alarme para as 20:00. Se eu pedir isso depois das 20:00, ele entende que o alarme é para as 8 da manhã. Nesse caso, eu teria que pedir, se o alarme for para a manhã e quiser programar antes das 8 da noite, preciso dizer: me acorde às 8 da manhã. Se eu pedir para a alexa: me acorde às oito, ela pergunta: da manhã ou da noite?

agora, o momento que todos estão esperando. como utilizar as duas no mesmo dispositivo? Para isso, basta… “Para Para Para! Não percam… Após o intervalo comercial eu vou contar como faz….. Kkkkk. Falando sério agora, é simples. Você vai instalar sua alexa e não vai configurá-la como assistente padrão, já que, embora isso te permita chamá-la pressionando o botão início, não fará sentido já que a ideia é poder chamar com mãos livres e a alexa só se permite isso se o aplicativo dela estiver na tela. Assim sendo, faz o seguinte: configure a Google assistente como assistente padrão. configure seu Ok Google, normalmente assim como já configurou ou vai configurar o reconhecimento de voz da sua alexa. Quando quiser usar a Alexa em vez da google diga: Ok Google: abra amazon alexa. Ela vai abrir e ficar na sua tela, pronta para ouvir sua voz. Aí você pede o que quiser para ela. Lembrando que enquanto a Google você chama e tem que esperar um som para pedir o que quer, com a alexa a mensagem é contínua: Alexa peça para UOL esportes falar do meu time. Espero ter ajudado alguém. Até mais

© Copyright BlindTec 2020 - 2021, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.

3 comments

  • muito bom o texto. Direto e não ficou do lado de ninguém. Apenas analizou e nos expôs os contras e próss de cada. Parabéns!

  • Parabéns pelo texto, acabei de ler e gostei da abordagem leve e deixando o leitor a par das qualidades e diferenças entre os assistentes.
    No final das contas, o importante é que o usuário seja atendido em suas necessidades.
    Abraços!

  • Excelente explanação! Não precisamos escolher apenas um recurso, mas se os dois nos ajudam, é isso mesmo que devemos fazer: usá-los para nosso benefício. Parabéns!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *