Apple anuncia alguns novos recursos de acessibilidade para as próximas versões de seus sistemas

Salve, galera!

Faz algum tempo que estou para escrever sobre eventos relacionados ao WWDC, uma conferência anual que a Apple realiza com desenvolvedores para mostrar quais novos recursos serão criados para aplicativos na próxima versão dos sistemas operacionais para os seus produtos.

Não faremos uma grande cobertura de tudo o que rolou, visto que existem sites especializados que já o fizeram, porém decidi separar alguns assuntos relacionados a acessibilidade para discutirmos aqui.

Antes, porém, preciso dizer que Eu não me recordo de a Apple ter demonstrado em outras edições da WWDC novos recursos de acessibilidade … isso demonstra, a meu ver, um comprometimento oficial da empresa com a questão e isso é excelente.

IOS 10

Para o sistema operacional de iPhones e iPads, temos algumas coisas que podem ser bastante interessantes.

Dicionário de pronúncias

O VoiceOver no iOS finalmente – depois de mais de quinze anos do recurso já estar implementado em praticamente qualquer outro leitor de telas – vai ganhar um editor de pronúncia afim de que, especialmente em idiomas outros que não o inglês, nós mesmos possamos corrigir os absurdos que alguém sempre programa as vozes para falarem a cada nova atualização do sistema.
Quem não se lembra dos aviães em vez de aviões * e por que não dizer do meu nome ridiculamente ser pronunciado como “Marlin” em vez de “Marlon” * e de outros problemas de pronúncia que vem e vão? Eu me lembro e, como sempre pedi para a Apple, fico feliz em que ela deixe a comunidade ajudá-la a resolver problemas que ela sozinha não consegue e não tem a obrigação de conseguir resolver. Eu considero que disponibilizar um dicionário de pronúncias é um primeiro passo para tal no iOS … e agora, que venha scripting para VoiceOver no Mac (oooopa, melhor parar de sonhar por enquanto rs …. ) .
Ainda quanto ao dicionário de pronúncias, existe uma questão relevante: poderemos compartilhar esses arquivos entre usuários? Se não pudermos, resolvemos no máximo 10% do problema e, se pudermos, ele fica definitivamente resolvido.

Múltiplos destinos para áudio

A Apple normalmente é errática para dizer o mínimo quando falamos em enviar o áudio do voiceover ´para outros dispositivos. Uma parte significativa dos bugs de acessibilidade no iOS 9 tinha relação com isso.
Mas a Apple promete que, a partir do iOS 10, será possível mandar o áudio do VoiceOver para um canal e o áudio do sistema para outro. Será que vai funcionar? Esperamos que sim, mas com luzes de alerta bem ligadas.

Integração com ferramentas para baixa visão

Essa não é muito a minha praia … mas a Apple nos promete um tipo de ampliador eletrônico que aumenta imagens usando a câmera do dispositivo. Também vai usar recursos visuais de seleção de texto ao falar sentenças ou ler a tela toda, o que pode ajudar bastante pessoas a acompanharem o que está sendo falado.

tvOS 10

A Apple nos promete recursos muito similares aos que descrevemos para o iOS 10. Mas eu queria mesmo algo que já temos no iOS há muito tempo, a saber o suporte ao ditado e a Siri em português. Podem até não ser recursos de acessibilidade, mas que facilitam muito a operação dos dispositivos isso facilitam mesmo.

macOS Sierra

A Apple apenas diz que investiu muito tempo e esforço em melhorar a usabilidade do sistema para usuários de VoiceOver. Realmente quero, com algum desespero, acreditar nisso … mas não posso, não de todo pelo menos.

Precisamos urgentemente de scripting para tornar nossa vida mais simples no Mac, sistema muito útil quando funciona mas que te deixa sem qualquer alternativa quando não funciona ou quando precisa ser mais produtivo. Usar um sistema sem opções de scripting para leitor de telas é muito legal e desafiador, mas quando sua produtividade poderia ser 60 vezes maior e não o é porque você não pode customizar o leitor adequadamente você fica bem frustrado.

Além disso, ao menos um ano depois que a Microsoft implementou sua assistente para o Windows, a Apple está trazendo a Siri para o Mac … e, mesmo não tendo nenhuma relação com acessibilidade, isso também pode aumentar bastante nossa produtividade.
Precisamos, claro, verificar se a Siri estará em português e quais são as coisas que ela vai efetivamente fazer no Mac mas de qualquer maneira pode vir a ser um recurso bem interessante para a gente.

Conclusão

Do ponto de vista de acessibilidade, temos algumas novidades extremamente boas e muitos pontos de interrogação para os novos sistemas dos produtos da Apple.
Entretanto, a principal pergunta que resta é a seguinte: quais dos recursos essenciais que precisamos no nosso cotidiano vão parar de funcionar com as atualizações?

Eu espero, sinceramente, que poucos. De um ponto de vista histórico, temos uma tendência positiva, já que a quantidade de bugs de acessibilidade tem diminuído. Se a Apple conseguir diminuir ainda mais essa quantidade e corrigir alguns dos bugs críticos que ainda temos, poderemos nos dedicar mais tempo a aproveitar as novidades que foram anunciadas.

E você, conseguiu acompanhar algo da WWDC? O que achou das novidades de acessibilidade? Comente aí no post e vamos abrir a discussão.

© Copyright BlindTec 2016 - 2024, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *