Apple disponibiliza iTunes 12.4.1 com correções de acessibilidade

Cerca de três semanas atrás, a versão 12.4 do iTunes lançada pela Apple praticamente inviabilizou (mais do que o normal) o uso do iTunes por deficientes visuais usuários de leitores de tela.

Entretanto, recentemente, uma atualização (12.4.1) corrigiu boa parte dos bugs de acessibilidade introduzidos na versão anterior.

A dica veio através do leitor Elton Lopes, a quem agradecemos a proatividade em nos ajudar. para ele, as melhorias foram significativas especialmente com o NVDA na leitura da lista de arquivos e de podcasts.

Nesse artigo, usuários da AppleVis parecem concordar que a atualização tornou o produto ao menos usável novamente, mas ainda sim há bastantes reclamações.

No que pese o meu desconforto, já dito em outros artigos e em alguns podcasts com os processos de engenharia de software aparentemente adotados pela Apple, ao menos uma correção significativa foi feita em um tempo relativamente curto.
Mesmo assim, fica a dúvida sobre o quanto o pessoal da empresa da maçã esqueceu os conceitos de testes de regressão nesses últimos anos.
Se não esqueceram do que se trata, aparentemente o quesito acessibilidade tem sido deixado de fora nesses testes e isso continua a preocupar.

Se você não atualizou para a 12.4, sugiro ainda esperar por mais melhorias ou se informar bem antes de decidir se quer atualizar para a 12.4.1.
O formato das bibliotecas do iTunes mudou, então uma vez atualizado não será fácil retornar para uma versão anterior, mesmo se você tiver o instalador dela disponível para instalar.
Por outro lado, se você já atualizou para a 12.4, sugiro fazer imediatamente a atualização para a 12.4.1 pois há ganhos de acessibilidade significativos.

Mais uma vez, obrigado ao Elton e esperamos que vocês continuem a compartilhar suas opiniões e descobertas conosco.
Em tempo, para aqueles de vocês que não são da área de tecnologia, testes de regressão são feitos, para deixar a explicação bem simplificada, toda vez que alguma mudança é feita em algum software para garantir que requisitos que funcionavam antes dessa mudança continuem a funcionar. Assim, supondo que uma mudança de interface visual ou de qualquer outra coisa sem querer afete algo que já estava funcionando, os testes apontam o erro, pois dizemos que o sistema “regrediu”.
Em resumo, seria bom fazer uns testes para garantir que a acessibilidade dos produtos continue a funcionar a cada nova versão deles.

© Copyright BlindTec 2016 - 2019, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.
Gostou do post? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda o desafio abaixo * Tempo limite espirado. Por favor recarregue o desafio