Um ano de portal Blindtec – estatísticas, curiosidades, perspectivas e agradecimentos

Salve, galera!

Hoje, dia 30/06/2016, faz exatamente um ano que o portal BlindTec está no ar, fazendo da tecnologia assistiva algo cada vez mais ao alcance do público deficiente visual de língua portuguesa.

Iniciando do 0 sem experiência alguma com a manutenção e administração de sites e a gravação e edição de áudio, chegamos ao nosso primeiro ano com um portfólio considerável de serviços prestados com qualidade cada vez mais aprimorada ao nosso público.

Estatísticas

Ao todo, são 27 podcasts entre episódios regulares (17), extras (5) editoriais ( 1 ) e Express ( 4 ) e 13 artigos, falando sobre os mais variados assuntos relatados a tecnologia assistiva e a sua aplicação, sempre com bom humor e muita informação.

Em média,, a cada 13 dias lançamos um novo episódio de podcast. Se juntarmos os artigos, a cada 9 dias o portal BlindTec produziu algum tipo de conteúdo próprio para seus leitores / ouvintes.

No total, foram 18 horas de episódios em média de 40 minutos para cada um.

As horas de gravação e produção, porém, chegaram a 108 horas, em média de 6 horas para cada hora editada. Assim, foram usadas 128 horas para os podcasts e cerca de 6 horas para os artigos. Somando cerca de 20 horas para demais atividades administrativas, temos o total de incríveis 154 horas.

Para vocês terem uma ideia do que significa, seria como se durante um mês trabalhássemos sete horas por dia de segunda a sexta todo dia afim de realizarmos todo o trabalho que foi feito no portal BlindTec nesse ano.

Tivemos um total de cerca de 11800 acessos no decorrer desse ano, fazendo a média de cerca de 950 acessos por mês ou de 31 acessos por dia. Claro que nem todos esses acessos são exclusivos, pois contabilizamos pessoas que retornam ao site. Mesmo assim, para um ano de vida, estamos conseguindo uma audiência bastante interessante dado o nicho de público que temos.

Para acessos diretos ao podcast, tivemos um total de 3686, média de 307 acessos por mês ou cerca de 11 acessos por dia.

Assuntos

Tivemos a oportunidade de falar sobre uma quantidade imensa de assuntos:
Demonstramos o funcionamento do NVDA Remote, do audacity, do 99 taxys, do 1Password, do Lire, do youtube, do MoneyReader, de alguns games, de aplicativos de selfies entre outros.
Apresentamos um manual e demonstração completos da Apple TV de quarta geração da abertura do pacote,do setup e do uso inicial desse dispositivo, , material absolutamente inédito no Brasil e em Portugal.
Falamos muito dos sistemas da Apple, inclusive demonstrando como atualizar iOS tanto via iTunes quanto via over the air setup para deixar nossos leitores e ouvintes mais seguros sobre esse processo .. e falamos muito sobre quando e como atualizar os dispositivos.

Falamos, também, da BlindTec em si contando aos nossos leitores e ouvintes detalhes sobre o processo de criação e manutenção do site, indo de aspectos de hospedagem até o tipo de captcha a ser usado.

Finalmente, nós não criamos polêmicas, mas também não fugimos de falar sobre assuntos delicados, tais como o leitor de bios, as atualizações para o Windows 10 entre outros, sempre apresentando fatos para que a sua opinião e decisão, seja qual for, pudesse ser tomada de forma embasada.

Falamos muito de tecnologia assistiva, cobrindo as impressões iniciais do talkBack por um usuário de VoiceOver … as principais novidades dos sistemas Apple, projetos de financiamento coletivo e outros projetos que ainda são tendências, novidades do JAWS, NVDA e das fusões e outras novidades que andaram fazendo tremer a terra no mundo das fabricantes, culminando na recente fusão / compra da aiSquared pela Freedom Scientific.

Recebemos e-mails, críticas, sugestões …… conhecemos pessoas, melhoramos nossa maneira de apresentar conteúdo, nos tornamos mais responsáveis.

Agradecimentos

Mas nada disso seria possível sem a ajuda, em primeiro lugar, de Deus. Para um site em que quase toda a atividade foi feita por uma pessoa sozinha, fico espantado em ver como eu consegui trabalhar tanto apenas aos fins de semana e alguns dias fora do expediente e manter o ânimo diante de tantas dificuldades. Sem Deus me ajudando, de fato nada disso seria possível.

Em segundo lugar, agradeço a atena que, hora com sua descrença e ceticismo extremos e hora com seu apoio e incentivo, me ajudou a provar que eu podia quando me senti desafiado e perseverar quando me senti desanimado.

Agradeço também ao Flávio Correia, entusiasta desde o primeiro dia em que soube do projeto e que representou papel muito importante na produção e divulgação de muitos episódios quando eu estava ausente ou cansado demais para fazer isso.

A Clarissa Sanches, agradeço o companheirismo e a audiência, uma voz e presença sempre bem constantes comigo no caminho que muitas vezes me confortou e animou para prosseguir com o projeto.

Ao Alexandre Costa, Diego Oliveira, Vitor Hugo Mota, André Baldo, Alexandre Gomes, André Carioca e Claudio Vicente eu agradeço as muitas conversas que tivemos, as dicas, as avaliações, as orientações … e as muitas risadas e aprendizados que me trouxeram.

Ao Bruno Veiga, Marcos Pereira Souza e Marcelo Sales eu agradeço pelas dicas visuais tão necessárias para manter a apresentação do site aceitável e a Eleonora Mota Diniz eu agradeço o logo da BlindTec, um olho mirando fixamente o leitor com asas por trás e a palavra BlindTec escrita em um arco ao redor do olho,.

Finalmente, agradeço a todos que nos mandaram e-mails, nos elogiaram, nos criticaram, nos leram, nos ouviram e espero sinceramente ter ajudado a muitos de vocês, meu objetivo principal desde que iniciei o projeto.

Para o próximo ano

Pretendemos, com a ajuda de Deus, continuar o projeto enquanto for possível. Se você gosta do que fazemos, por favor divulgue para que mais pessoas conheçam. Se você quiser ajudar com escrita de artigos, gravações de podcasts ou de outra maneira, por favor entre em contato com a BlindTec, pois o projeto precisa de mais gente ajudando a pensar e produzir conteúdo para ser sustentável.

Em nome da pequena equipe do portal BlindTec eu agradeço mais uma vez a todos. Muito obrigado pelo companheirismo e pela audiência e até a próxima postagem.

© Copyright BlindTec 2016 - 2019, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.
Gostou do post? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda o desafio abaixo * Tempo limite espirado. Por favor recarregue o desafio