BlindTec 34 – Uso avançado do EuroFly, simulador de voo acessível para deficientes visuais

Salve, galera!

 

Neste episódio, Marlon Sousa (Splyt) realiza um Voo de Curitiba a São Paulo no EuroFly, simulador de voo acessível para deficientes visuais.

 

Durante a simulação, demonstramos dicas avançadas sobre planejamento de rotas, auto localização e algumas coisinhas a mais, que você definitivamente não encontra em nenhum outro lugar por aí. E, de quebra, lemos a correspondência, avisamos sobre eventos de tecnologia imperdíveis que vão rolar logo Mais em Sampa e tocamos uma trilha sonora simplesmente espetacular, para acompanhar os seus voos por aí a fora!

 

Apertem o play, e boa viagem para todos!

 

TDC SP

 

E de 17 a 21 de Julho  acontece a edição de São Paulo do TDC 2018 , um dos maiores eventos de tecnologia atualmente no país.

Como já há algum tempo, temos neste evento uma trilha exclusivamente dedicada a questões relacionadas a acessibilidade. Nesta edição, temos o prazer de, junto com a Talita Pagani e o Leonardo Gleison, coordenarmos esta trilha, que vai rolar no dia 21. A seleção de palestrantes está, simples assim, absolutamente imperdível.

Desde esperimentos acadêmicos, passando por assuntos técnicos, de experiência de usuários até recrutamento de pessoas com deficiência, nossos palestrantes farão algo, acredito, inédito até agora. Se eu fosse você, não perdia a chance de estar lá com a gente!

E, para pessoas com deficiência, ainda rola desconto! Se interessou? Entre em contato que a gente explica como obtê-lo.

 

Voo com o EuroFly

 

Quem nos mostrou este simulador foi o pessoal do Black Screen, nossos companheiros na missão de produzir podcasts sobre tecnologia assistiva em português.

Recomendamos que vocês confiram o trabalho deles e, em específico, a primeira e a segunda demonstrações que fizeram sobre este simulador.

Nos links acima, você encontra as referências para baixar o jogo, o módulo enhanced e, também, a tradução para português que usamos nesta demonstração.

 

Abaixo, deixo alguns dentre os muitos comandos oferecidos por este fantástico simulador, para agilizar a sua aprendizagem e os primeiros voos.

Em qualquer lugar

Comando Descrição
f8 Seleciona um aeroporto em lista
Ctrl + f8 Seleciona um aeroporto em lista ordenada pela distância do ponto atual
Enter Coloca sua posição atual no aeroporto escolhido
Espaço Configura o aeroporto selecionado como destino

No mapa

Comando Descrição
ctrl + f Procura por uma cidade e mostra os resultados em uma lista, após pressionar enter na busca. Coloca seu destino a cidade selecionada na lista de resultados
a / shift + a / ctrl + a Inclina a sua direção um / dez graus / até a direção absoluta mais próxima a esquerda
d / shift + a / ctrl + a Inclina a sua direção um / dez graus / até a direção absoluta mais próxima a direita
s Fala para onde a sua direção está apontando, em termos de graus. Zero grau significa norte, 90 leste, 180 sul e 270 oeste.
Back space Define a distância de cada passo. CTRL + backspace define a distância em ciclo reverso
Espaço / ctrl + espaço Anda um passo na direção atual / na direção reversa

Em Voo

Comando Descrição
home / alt + home Aumenta um pouco / aumenta até o máximo a velocidade do avião
end / alt + end Diminui um pouco / diminui até a parada a velocidade do avião
Del Para de aumentar ou diminuir a velocidade do avião e mantém na velocidade atual
r Informa a velocidade atual do avião
ctrl + n Informa a distância do avião até o seu destino
Setas abaixo e a cima Aumentam ou diminuem a inclinação do avião.
t Informa a inclinação do avião. Zero significa reto, valores negativos significa apontando para baixo e valores
positivos significa apontando para cima
z Informa a altitude do avião
Setas a esquerda e a direita / shift + setas a esquerda ou a direita / ctrl + setas a esquerda ou a direita Viram o avião 1 / 10 graus / até completar a direção absoluta mais próxima para a esquerda ou a direita
s Informa a direção atual do avião em graus. Anuncia as direções absolutas como norte, leste, sul e oeste quando
a direção for, respectivamente, 0, 90, 180 ou 270 graus
n Informa quantos graus o avião está desviado do curso
x Anuncia para onde seu olhar está apontando
c / shift + c / ctrl + c Aponta seu olhar 1 grau / 10 graus / até a direção absoluta mais próxima para a esquerda
y / shift + y / ctrl + y Aponta seu olhar 1 grau / 10 graus / até a direção absoluta mais próxima para a direita
ctrl + s ou mudar a direção do avião Sincroniza o seu olhar com a direção do avião
Teclas de 1 a 5 do teclado alfa numérico Informam sua posição atual
Shift + p Informa a lista de cidades na direção do seu olhar
Shift + u / Shift + i Informam a lista de cidades em um arco da esquerda até seu olhar e a direita até seu olhar, de forma respectiva
© Copyright BlindTec 2018, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.
Gostou do post? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Share on Google+
Google+
Share on LinkedIn
Linkedin

14 comentários

  • Excelente cara adorei esse podcast

    • Olá jean,

      Muito obrigado pelo elogio! Se você gostou desses e de outros conteúdos, espalhe a notícia para seus amigos e nos ajude a fazer cada vez mais da tecnologia assistiva algo ao alcance de todo mundo.

  • Wellington de Castro

    Olá!

    Excelente dica, consiste em uma opção de lazer para aqueles que curtem games. Achei o jogo complexo e ao mesmo tempo desafiador, exigindo muita atenção, para mim conseguir decolar um avião foi um sacrifício, bati muitas vezes no chão, e no ar também, vários acidentes aéreos eu provoquei! kkkkkkkkkkkk.

    Marlon, se possível me tire uma dúvida em relação ao tempo dos voos; o tempo de viagem são fictícios ou se aproxima com a realidade? Fiz um voo de São Paulo a Curitiba e gastei 30 minutos, bem próximo de uma viagem real.

    Agradeço pela atenção e até mais.

  • Marlon, parabéns pelo podcast! Me senti motivado a aprender e a experimentar…
    A duração do voo é bem próxima à duração real, algumas diferenças são devido às aerovias que se alteram, dependendo do aeroporto e da aeronave. Ao que pude perceber, o voo é feito em direções mais diretas possíveis. Já na aviação real o avião faz muitas curvas e não voa diretamente no rumo ou proa do aeroporto, justamente pelo tráfego e pelas aerovias específicas.
    Além disso, ele conta a altitude em relação ao solo, e não em relação ao nível do mar como na aviação real, em pés. Isso facilita as coisas.
    Gostei bastante! Quando eu aprender bem vou ver se gravo demonstrações de outros aviões também.
    Um grande abraço!

  • Wellington de Castro

    boa tarde a todos!

    Marlon, se possível me tire uma dúvida; eu estou realizando as tarefas e cheguei na primeira viagem internacional, toda vez que entro no território de outro país, sou abatido; como eu devo fazer para me identificar? a fim que não seja derrubado.

    Agradeço pela atenção!

  • Pois é pessoal, eu simplesmente não consigo localizar o aeroporto da última tarefa do nível principiante! Complicou-se por aqui…
    Se alguém puder me dar uma dica, é a última tarefa e eu não sei onde fica o aeroporto, não consigo ir para o nível 2.
    Abraço e obrigado.

  • Wellington de Castro

    Boa tarde Willian, tente procurar apertando F8, procura o continente europeu, o país e depois o aeroporto solicitado; quando apertamos CTRL+F8, aparece os aeroportos próximos, no entanto se o que você estiver procurando estiver a muitos quilômetros de distância, ele ficará no meio da lista ou mais para o final. eu sugiro que você aperte SHIFT+A, localize o destino com seta para baixo, use o comando do software de voz para soletrar e verifique como se escreve o nome do aeroporto corretamente, facilitará para localiza-lo na lista.

    abraço.

  • Boa noite, ainda não consegui decolar. chego na pista,, peço autorização, mas não consigo levantar o nariz pra ele subir? Na letra t informa quantos graus eu solicitei para levantar, mas no z não me da nenhuma informação além de 0. O que fazem para decolar? Abraços e obrigado!

  • Wellington de Castro

    Bom dia, para você inclinar o nariz para sima, deve apertar a seta para baixo, assim como para inclinar o nariz para baixo, deve apertar seta para cima.

    • Boa noite,

      Pois foi o que eu fiz, aparece no t que está inclinando, mas apertando o z, não mostra que está saindo do 0.

      Eu tiro os flaps e recolho o trem, e ele pega e pá, bate no fim da pista do primeiro desafio.

      • Você pressiona alt + home para dar potência. Imediatamente, aperta ctrl + f para abrir os flaps e monitora a velocidade com r … quando chegar na velocidade atual de decolagem (você vê esta velocidade pressionando ctrl + enter e revendo as propriedades do avião) pressiona del para estabilizar a velocidade. Se estiver uns dois, três km acima da velocidade indicada tudo bem, se não aperta end até chegar na velocidade indicada ou algo assim.
        Então você pressiona de vagar a seta para baixo e verifica com t a inclinação. Até uns 12 graus está ok. Espere até você sair do chão. Você vai parar de ouvir o barulho do chão. Neste momento, pressione ctrl + g para recolher o trem de pouso e alguns segundos depois pressione ctrl + f para retrair os flaps. Caso a aeronave esteja muito acima ou abaixo da velocidade atual de decolagem ele não vai decolar. Caso os flaps não estejam abertos ele não vai decolar da mesma forma. Vai nos avisando como você está se saindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda o desafio abaixo * Tempo limite espirado. Por favor recarregue o desafio