BlindTec 17 – O bom, o Braille e o Barato, e ainda entrevista com André Carioca

Salve, galera!

Nesse episódio, Marlon Sousa (splyt) traz as principais novidades do mundo da tecnologia assistiva, incluindo, entre outras coisas, um display braille por USD 400,00 a ser disponibilizado ainda esse ano.

Além disso, entrevistamos < André Carioca , , o mais novo colaborador Da Blindtec, em uma conversa super legal e descontraída e de quebra ainda aproveitamos para abraçar os ouvintes que andaram nos curtindo no Facebook.

Fiquem ligados e boa diversão com gostinho de novidade para todos!

Bom, Braille e Barato?

Até pode ser. Boatos andaram circulando nos últimos anos sobre uma solução desse tipo mas agora parece que de fato vai rolar.

Para mais detalhes, veja o anúncio do produto. Se rolar, eu quero … quem me dá isso de presente?

Novidades em leitores de tela que resolvem problemas … e outras nem tanto

Narrando uma história

Alguém me ajuda a entender a Microsoft por favor … em artigo sobre acessibilidade recentemente publicado, eles dizem que ainda é melhor usar um leitor de telas de terceiros, mas fazem um estardalhaço com novidades do Narrator, que incluem melhoria de performance, disponibilidade de comandos mais similares aos mesmos leitores de terceiros, melhorias em leituras de listas de resultado e uma leitura web mais assertiva.

Mas, por outro lado, tecnologias chave do sistema tais como o Edge e os leitores de e-mail e pdf ainda continuam deixando bem a desejar porque justamente as informações de acessibilidade não estão sendo disponibilizadas corretamente. Então a empresa do Bill tá investindo em um leitor de telas que ela própria recomenda que seja substituído por leitores de telas de terceiros em vez de dar a esses mesmos leitores condições de realizarem seu trabalho da forma correta … onde a gente ganha nisso?

Correndo contra o tempo

Quem não está nem aí com nada disso é a Google, que anunciou na CSUN o TalkBack 4.5 beta que, segundo eles, vai apresentar uma melhor leitura web, reconhecendo elementos como headings e listas (eeeem? já era bem a hora ….. ) mas, para isso, o chrome mais moderno, também em beta …. precisa estar instalado. Veja aqui mais detalhes.

Avante, companheiros

E a Freedom Scientific dessa vez disponibilizou uma atualização para o JAWS que trás novidades que eram a obrigação de já não mais o ser para qualquer leitor comercial faz tempo.
Dentre elas, suporte a mais tags wai-aria (fazendo da internet amplamente usada hoje algo um pouco menos sofrido para quem não enxerga), algumas correções no pacote Office entre outras coisas muito avançadas, tais como fazer o alt tab funcionar sem travar a máquina no Windows 10.

Chega de leitores de telas, falemos dos leitores de livros

Tem atualização do Voice Dream reader na área. Mais vozes, mais opções de sincronia e novos modos de leitura foram adicionados, então aproveite esse excelente aplicativo.

Entrevista

Com grande satisfação, entrevistamos < André Carioca, mantenedor do blog Cotidiano Cego e o mais novo colaborador do portal Blindtec … para conhecer melhor essa figura, fique ligado no podcast!

Conclusão

Então … é apenas só e tudo isso. Ainda precisamos de mais colaboradores, portanto venha escrever ou gravar com a gente.

Até a próxima!

© Copyright BlindTec 2016 - 2019, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.
Gostou do post? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Share on LinkedIn
Linkedin

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda o desafio abaixo * Tempo limite espirado. Por favor recarregue o desafio