BlindTec Express 03 – Desenvolvimento Android e Windows 10

Salve, galera!

Nesse episódio, Marlon Sousa (Splyt) conta um pouco das aventuras de um pós-graduando em desenvolvimento móvel que insiste em estudar sem ver direito o que está fazendo (risos) e, enquanto faz homenagens a um dos maiores cantores Brasileiros que nos deixou aos 85 anos de idade em uma data recente, nos conta também alguns detalhes dos bastidores da produção do podcast.

Está valendo

O projeto Dictation Bridge do qual já falamos aqui abriu seu financiamento coletivo e disponibilizou, como uma prova de conceito, para dar um gosto do que pode estar a caminho, um protótipo em formato de addom para o NVDA com parte das funcionalidades. Se você gostar, por favor compartilhe e ajude o projeto a levantar o dinheiro necessário para se tornar uma realidade.

Demos uma dentro

No episódio 3 do podcast falamos sobre o Windows 10. Defendemos que, naquela época, o sistema ainda era imaturo demais do ponto de vista de acessibilidade para que usuários comuns que precisavam de tecnologia assistiva fizessem a atualização.
Fomos bastante elogiados e criticados também … o tempo passou e a maturidade do sistema, em termos de acessibilidade, ainda não veio. Essa frase pode levantar a polêmica novamente, mas, querido amigo, antes de me bater outra vez, saiba que um grupo fortemente envolvido com o Windows está me dando crédito e respaldo nessa opinião. Quer saber qual grupo? Apenas a Microsoft, que dizem que conhece bastante bem o tal do sistema em questão. Quer saber como isso ocorreu? Elementar, meu caro leitor nervoso. Em seu blog de acessibilidade, a Microsoft publicou um artigo dizendo que usuários de tecnologia assistiva terão a chance de atualizar para o Windows 10 gratuitamente depois que o prazo geral para esse tipo de atualização acabar.

Isso significa que será, segundo o que está escrito no artigo, possível atualizar depois de Julho de 2016 sem custos se você for usuário de tecnologia assistiva. O que falta explicar, e a Microsoft diz que a explicação vai ser escrita em breve, seria a maneira que você prova que é utilizador desse tipo de tecnologia.
De qualquer maneira, se não houvesse a percepção de que o Windows 10 ainda não está maduro do ponto de vista de acessibilidade, a Microsoft não teria criado essa possibilidade fora da regra.
A acessibilidade no Edge e em outros componentes ainda não está pronta e, entre outras coisas, posso supor com alguma certeza que essa é uma das razões de essa decisão ter sido tomada.

e acabou

Por agora é só. Boa diversão informativa para todo mundo, e até a próxima

© Copyright BlindTec 2016 - 2019, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.
Gostou do post? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Share on LinkedIn
Linkedin

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda o desafio abaixo * Tempo limite espirado. Por favor recarregue o desafio