Windows 10: últimos detalhes sobre usuários de tecnologia assistiva e a atualização

Salve, galera!

Alguns de vocês me perguntaram se devemos esperar ou atualizar o Windows para a versão 10, agora que estamos há um dia do final da oferta gratuita.

Segue minha opinião a respeito.

Histórico

A Microsoft anunciou que usuários de tecnologia assistiva poderiam atualizar depois da data final da oferta gratuita, ainda sem custos, mas não explicou as regras de como os usuários de tecnologia assistiva seriam identificados e nem o que eles considerariam tecnologia assistiva.

Quem se liga no portal BlindTec teve essas informações em 25/05/2016, muito tempo antes da data de hoje.

Na época, escrevi o seguinte:

Isso significa que será, segundo o que está escrito no artigo, possível atualizar depois de Julho de 2016 sem custos se você for usuário de tecnologia assistiva.
O que falta explicar, e a Microsoft diz que a explicação vai ser escrita em breve, seria a maneira que você prova que é utilizador desse tipo de tecnologia.

Para quem ouviu o podcast, eu disse ainda que atualizar ou não durante a data da oferta, até 29 de Julho, seria agora uma questão de confiança: se você confiar o suficiente na Microsoft, pode esperar até depois de Julho pois é um usuário de tecnologia assistiva e poderá atualizar gratuitamente quando a acessibilidade do sistema estiver mais madura. Mas se você não confiar, deve atualizar agora, já que se a garantia da Microsoft “furar” você não vai ser mais autorizado a atualizar e perderá muito dinheiro se for fazê-lo depois.

Situação atual

O que mudou desde aquele podcast até agora? Rigorosamente nada.

Em 01/07/2016, tivemos a última palavra oficial da Microsoft sobre esse assunto.

Vou colar aqui exatamente o trecho e uma tradução livre:

If you are a user of Assistive Technology and are still using Windows 7 or Windows
8.1 and want to wait to upgrade, don’t forget that you will still have the opportunity to upgrade at no cost even after the Windows 10 free upgrade period
ends. We will have a page available on July 29 for people using AT to take advantage of the free upgrade offer.

Se você for um usuário de tecnologia assistiva e ainda estiver usando o Windows 7 ou o Windows 8.1 e quiser esperar para atualizar, não se esqueça de que você ainda terá a oportunidade de o fazer sem custos mesmo após o término do período de atualização gratuito para o Windows 10. Nós iremos disponibilizar uma página em 29/07 para permitir a usuários de tecnologia assistiva que usufruam da oferta de atualização sem custos.

Conclusão

Me causa enorme desconforto a postura da Microsoft. Considero muito complicado acreditar que por cerca de dois meses não tivemos a definição de como o processo para usuários de tecnologia assistiva ocorrerá. Isso me deixa inseguro e possivelmente deveria deixar a todos os meus leitores que estão na mesma situação também se sentindo bem desconfortáveis.

Se em 29/07, o último dia para atualizar sem custos, a Microsoft disser, em sua suposta página a ser disponibilizada, que apenas, supondo, usuários do JAWS poderão atualizar depois da data fim da oferta, o que farão todos os restantes usuários de tecnologia assistiva? Sairão correndo para atualizar ainda em 29/07 enquanto houver tempo? E se tiverem compromissos? E se a regra apenas valer para alguns países? E se a energia elétrica for interrompida deixando usuários sem saber o que fazer?

A postura da Microsoft de apenas no último dia soltar regras importantes do jogo de certa forma prejudica o direito de escolha daqueles que prefeririam esperar por uma possibilidade que a própria Microsoft gerou.

Eu não me pronunciei sobre o tema antes porque basicamente a última coisa que eu escrevi sobre o assunto, há inacreditáveis dois meses e pouquinho atrás, continua sendo a única coisa que eu posso dizer. Francamente eu esperava que tivéssemos mais detalhes a essa altura, mas quem quiser pagar para ver vai precisar correr o risco.

No momento, eu optei por não confiar no que quer que a Microsoft esteja demorando tanto para anunciar. Não posso colocar o dinheiro dos meus leitores em risco ao recomendar que confiem em algo desconhecido. Portanto, recomendo que atualizem agora.

Gostaria de ter escrito esse texto antes, mas devido a uma série de razões apenas consegui escrevê-lo agora. De qualquer maneira, espero que ainda haja tempo.

Espero, também, que a Microsoft ao menos nos proponha algo confiável para aqueles que decidiram confiar no que quer que venha por aí nos próximos dias. Mas que não precisávamos desse drama todo, isso não precisávamos mesmo.

Embora eu seja grato a Microsoft por nos proporcionar a possibilidade de atualizar depois do término do período de oferta gratuito, ainda sim gostaria de ter mais transparência nas próximas com algum tempo de antecedência para que eu possa refletir, se for possível isso.

© Copyright BlindTec 2016 - 2024, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.

2 comentários

  • Ruhan Gonçalves

    Marlon, há dois dias surgiu esse post que acredito ser daquele mesmo blog que você divulgou.
    Post: https://blogs.msdn.microsoft.com/accessibility/2016/07/29/windows-10-free-upgrade-page-for-people-who-use-assistive-technologies/

    Eu não atualizei ainda porque acredito que vá precisar de ajuda visual para isso e costumo usar o meu computador sem ajuda. Tenho duas perguntas para você:
    Eu consigo fazer essa atualização sozinho, ou seja, o leitor de telas da Microsoft me permite isso? Supondo que ela ainda esteja gratuita.
    Sendo usuário do NVDA, eu tenho permissão para fazer ela?

    • Olá, Ruhan.

      Em primeiro lugar, me desculpe pela demora em responder.

      A Microsoft anunciou, de fato, as regras para usuários de tecnologia assistiva que queiram atualizar o Windows 10.

      Sim, vai ser possível que você atualize sem custos seguindo as instruções da página específica para usuários de tecnologia assistiva.

      Falamos disso no próximo episódio do podcast, em breve. Eu não te citei porque quando vi seu comentário a parte de leitura de e-mails já estava gravada, o que significa que fiquei sabendo da página provavelmente ao mesmo tempo que você, ou algo bem próximo disso.

      Quanto a se você consegue atualizar sozinho, não posso responder por mais ninguém que não seja eu próprio, então vou te falar como a coisa funciona para mim.

      Eu sempre fico meio assim quando vou atualizar um sistema, principalmente se não tenho ninguém que enxerga por perto.

      Isso porque tenho apenas uma máquina e, se houver qualquer coisa de errado no meio da atualização, posso muito bem ficar alguns dias sem acesso ao computador, algo que para mim é bem impactante.

      O único sistema que provê leitura de telas em 100% do processo de atualização é o Mac OS da Apple.

      Isso acontece porque a empresa tem total controle do hardware e do software dos equipamentos, o que possibilita que o VoiceOver consiga operar mesmo na micro distribuição do sistema onde o instalador do sistema em si está rodando.
      Mas o importante nem chega a ser isso .. por que tudo está no controle da Apple, o possível número de combinações de hardware e software a serem testados é bem pequeno, de modo que a instalação de uma nova versão do Mac é, se comparada com a instalação de outros sistemas, muito estável.

      No caso do Windows, a quantidade de combinações de software e hardware a serem testadas é literalmente próxima do infinito.
      Especialmente em instalações, esse fator é significativo quando pensamos em acessibilidade. Qualquer problema com drivers, problemas com uma instalação corrompida, travamento, em fim .. qualquer coisa que possa dar errado ou que exiba um diálogo na tela que o leitor de telas não lê, já que não está ativo na instalação, pode te deixar literalmente sem computador até que você encontre alguém que consiga te ajudar.

      Lembro que eu tentei usar uma dessas instalações faladas do Windows certa vez e não obtive sucesso, porque minha placa de som não foi reconhecida pelo sistema que era responsável por ativar o NVDA na instalação.

      Pessoas que tiveram suas placas de som reconhecidas tiveram, evidentemente, uma experiência bem mais autônoma .. entretanto a verdade é que se eu fosse depender desse tal sistema falado de instalação até agora eu ainda estaria esperando para instalar.

      Assim, objetivamente respondendo a sua pergunta, se tudo for absoluta e totalmente bem, você vai perder o leitor de telas em uma parte da atualização, mas vai ter a oportunidade de ativar o narrator com windows + enter a partir de uma das partes finais onde vai preencher algunas informações.

      Mas se qualquer coisa de errado acontecer na fase anterior onde você não terá o leitor de telas, você ficará sem acesso ao seu computador, pois não terá ninguém para te ler as eventuais mensagens de erro ou algo assim.

      Também, que me conste, não há nenhum aviso sonoro para te dizer quando a parte onde já é possível ativar o narrator chega.

      Eu prefiro sempre esperar uma hora onde tenha alguém que enxerga por perto quando se trata de atualizar o Windows. Mas se você se sentir aventureiro, pode começar a instalação, ir fazer alguma coisa bem demorada e quando você voltar tentar apertar Windows Enter e esperar que o leitor de telas comece a falar.

      Se alguém mais tiver outras perspectivas, fica aberto o tópico para discutirmos sobre essa questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *