Como escrever caracteres acentuados no iOS 11.0 com o VoiceOver

Salve, galera!

Desde o iOS 11.0, algumas pessoas, eu incluído, estão tendo dificuldades para digitar caracteres acentuados no modo de digitação profissional com o VoiceOver.
A notícia chata é que existe, de fato, um bug confirmado a este respeito. A boa notícia é que podemos, de forma meio improvisada, contornar o problema.

Relembrando

O VoiceOver disponibiliza três formas de interação com o teclado: padrão, profissional e por toque direto. Se você está
chegando ao iOS agora ou ainda não tinha ouvido falar sobre alguma delas, fizemos um episódio do podcast sobre escrita de forma eficiente no iPhone,posteriormente complementado neste artigo escrito pelo André Carióca.

Problema

Até o iOS 10, para digitar caracteres acentuados no modo de digitação profissional, deixávamos o dedo parado por um tempo em cima da letra a ser acentuada e um popup se abria com as variações possíveis para o caracter.
Então, sem tirar o dedo da tela, caminhávamos até a variação desejada e, ao levantá-lo, a variação era escrita.

Este comportamento mudou no iOS 11, pois se deixarmos o dedo parado na letra a ser acentuada absolutamente nada acontece.

A Apple já está ciente do problema, mas quando e se irão resolvê-lo ainda permanece um mistério. De minha parte, concidero
este um bug sério que afeta a produtividade de quem precisa escrever com frequência em idiomas que usam acentuação e que não pode se dar ao luxo de usar o modo clássico, mais lento, e também não é tão hábil assim a ponto de usar o modo de toque direto.

Contorno

Para resolver temporariamente o problema, sempre no modo profissional, faça o seguinte:

  1. Arraste o dedo normalmente até Encontrar a letra a ser acentuada.
    Levante seu dedo da tela, a letra será escrita.
  2. Não mova o seu dedo de posição, apenas levante-o um pouco.
  3. Agora, na mesma posição, faça duplo toque mas segure o segundo toque por algum tempo. O popup com as variações possíveis para a letra irá aparecer. Mova seu dedo até a variação desejada e levante-o, o caracter
    acentuado será digitado.
  4. Mova-se para trás com o rotor na posição de caracteres e apague a letra sem acento que você escreveu no primeiro passo.

Se você souber exatamente onde está a letra desejada, acredito que pode eliminar os passos 1 2 e 4 … mas nesse caso você estará usando algo similar à digitação por toque direto, o que não é a maneira pensada para a digitação profissional.

© Copyright BlindTec 2017, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.
Gostou do post? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda o desafio abaixo * Tempo limite espirado. Por favor recarregue o desafio