BlindTec 29 – Atualizações, reflexões e agradecimentos

Salve, galera!

 

No último episódio regular de 2017, Marlon Sousa (Splyt) comenta sobre várias atualizações feitas no Mac OS, Windows 10 e NVDA, além de, sempre com excelente música de fundo, refletir sobre este ano para o portal BlindTec e traçar perspectivas para o futuro.

 

Muito obrigado a todos que estiveram conosco desde o início e também a quem acabou de chegar agora. Sintam-se em casa, apertem o play e excelentes reflexões atualizadas para todo mundo!

Mac OS

E a atualização do high sierra deixou, ao menos para a gente, a operação do computador mais rápida, embora o tempo de inicialização tenha ficado um pouco mais lento.

Você pode consultar aqui as principais novidades desta versão (em inglês), mas o que nos chamou a atenção foi a mudança do rotor de opções de fala, que agora é feito alternando-se de item com ctrl + option + command + shift e setas a direita e a esquerda e alternando-se os valores com ctrl + option + command + shift + setas acima e abaixo (e tome-lhe dedos, Apple). Além disso, os pdfs voltaram a ser lidos corretamente quando os abrimos pelo preview, porém sem leitura contínua, o que em nossa opinião inviabiliza na prática leituras longas. Por fim,  o comando ctrl + option + shift + l que, em teoria, deveria reconhecer textos e descrever imagens sobre o cursor do voiceover, parece ,,, bem, estar um tanto cego, com o perdão (na verdade não risos) do trocadilho.

Para testar, usamos muitas imagens do google e também esta, usada para a demonstração do NVDA 2017.3 sem qualquer resultado.

O processo de atualização em si transcorreu de forma tranquila e acessível, seguindo o padrão histórico do sistema para este tipo de processo.

Em suma, a Apple ainda parece continuar olhando o Mac Os em termos de acessibilidade com extrema falta de vontade, haja vista que dinheiro e competência eles tem de sobra para fazer, possivelmente, o sistema mais acessível do mercado.  Porém, quase nenhum bug de longo tempo foi corrigido e as novas ferramentas, por sua vez, também ficam bem aquém do desejado.

Windows 10

A Microsoft ofereceu a atualização para o fall creators update de maneira bem educada e simples. Decidi agendar, em uma tela bem acessível, o início do procedimento. Acompanhei parte da instalação com o narrador ativo, e depois fui dormir.

No dia seguinte, precisei usar o Seeing AI para ver em que tela do sistema eu estava, pois nenhum leitor de telas funcionava independentemente do que eu fizesse. Percebi que estava em uma tela de boas-vindas, mas tive que forçar a reinicialização do sistema. Após este processo, tudo voltou a funcionar. Do ponto de vista de usabilidade e desempenho, não notamos nada de especial.

Esta atualização  do sistema tem uma série de novidades, mas nada muito interessante para usuários deficientes visuais.

Entretanto, o departamento de acessibilidade da Microsoft está integrando inteligência artificial para reconhecer imagens não etiquetadas usando-se o Narrador, recurso que deve migrar para o NVDA em pouco tempo.

No mais, um novo filtro sistêmico de cores promete deixar a vita de daltônicos bem mais fácil. Também deve ficar mais simples a vida de pessoas com baixa visão, pois agora é possível usar o narrador para ler trechos de texto selecionados com o mouse.

Para mais detalhes sobre novidades de acessibilidade, consulte este artigo (em inglês).

NVDA

E a versão 2017.4 de nosso leitor de telas preferido está recheada de novidades. Dentre elas, destacamos o suporte inicial para o Windows Defender Application guard, o suporte ao acesso controlado de pastas e o funcionamento, ainda em fase inicial, do leitor de telas em ambiente X86 X64 emulado em processadores ARM 64, o que em teoria pode fazer o NVDA funcionar em tablets rodando Windows.

Para mais detalhes, consulte as novidades do NVDA 2017.4 (em inglês).

Agradecimentos

Agradecemos a todos que nos acompanharam em 2017, tanto os que já nos seguiam desde antes quanto aos muitos que chegaram neste ano. Em primeiro lugar’, entretanto, agradecemos a Deus por ter permitido que este projeto fosse para o ar.

Agradecemos, também, a Atena que, junto conosco, produziu episódios do podcast e, também, colocou no ar o Blindando, site co irmão que fala de turismo e entretenimento para deficientes visuais de uma maneira simplesmente inédita em países de língua portuguesa e, desconfio, também em todos os outros países do mundo.

Por fim, pretendemos ainda este ano disponibilizar uma intrevista com a Flávia Oliveira, que deveria ter ido ao ar em Outubro mas não foi devido a uns probleminhas técnicos que tivemos.

Muito obrigado pelo companheirismo e pela audiëncia,feliz 2018 para todo mundo, e até a próxima!

© Copyright BlindTec 2017 - 2018, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.
Gostou do post? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn

Um comentário

  • Olá Marlon!
    Ouvi o ultimo podcast e está, como sempre, excelente.
    Quanto ao narrador e NVDA:
    Falei com o pessoal da NV access a algum tempo, e eles disseram que infelizmente, esta tecnologia de OCR / reconhecinento de imágens é cara, e que eles não poderão comprar. Não sei nem se a microsoft venderia isto. Então, infelizmente, nada de API para isto.
    Abaixo vai a resposta que a NV Access me enviou pelo twiter:
    Perhaps some day, but not something we can do for free. It uses a paid Microsoft service (which is obviously free to them but not us).

    Quanto ao recurso no narrador:
    Pra ativar, pressione capslock + shift + d. Só funciona em inglês, infelizmente. O OCR é bom e não precisa alterar nada, mesmo um texto em português funciona, mas imágens ele lê a descrição em inglês.
    Parece aquelas descrições geradas pelo facebook. Não sei qual é a mais precisa. Pessoalmente, botei mais fé nisso. Claro que é o começo, mas, esperava mais.
    Tem algumas coisas legais, como pessoas famosas ele informa.
    Quanto ao OCR, ele não mostra na tela como o NVDA, por exemplo. Ele acho que captura toda a tela e anuncia, não sendo possível andar no resultado, interagir, copiar, nem fazer nada, só ouvir e pronto. Isso, infelizmente, é ruim, mas acho que valhe a pena testar.
    Bom, acho que é isso. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda o desafio abaixo * Tempo limite espirado. Por favor recarregue o desafio