BlindTec Express 06 – novidades espetaculares do NVDA 2017.3

Salve, galera!

Neste episódio, falamos muito do NVDA 2017.3 disponível há algumas semanas.

Leitores de tela gratuitos e de qualidade são bons. Leitores de tela gratuitos, de qualidade e com uma penca inacreditável de novas funcionalidades em sua última versão são muito, muito melhores!

Então fiquem ligados, e boa navegação no Windows para todo mundo!

Novidades

Bye, Bye Jamie, Jamie bye bye, bye bye Jamie

E o James T, um dos dois programadores originais do NVDA, anunciou sua saída do projeto para assumir uma função de acessibilidade na Mozilla.
Segundo o anúncio oficial, trabalhar em uma organização como a Mozilla sempre foi um sonho dele, pois lá é possível implementar os padrões de acessibilidade web com excelência em um grande navegador, ajudando assim a estabelecer uma experiência mais acessível na web para todos, ao mesmo tempo em que contribuições para o NVDA ainda serão feitas. A saber como o Jamie será substituído, pois alguém com o conhecimento dele sobre as características internas do NVDA para continuar seu desenvolvimento será difícil. Mesmo assim, o que podemos fazer é continuar doando para que o projeto, única alternativa com relevância ao JAWS for Windows, continue seu desenvolvimento.

Cale-se, cale-se, que me deixa louco!

Se você torce o nariz para o NVDA por causa da voz francamente horrível do sintetizador gratis que o acompanha, saiba que não está sozinho. Eu mesmo tenho uma ojeriza tremenda daquela voz. Mesmo sendo cool e antenado dizer que o eSpeak não é tão ruim, a verdade é que eu não consigo aguentar aquele negócio falando nas minhas orelhas.
Até pouco tempo atrás, não havia solução, ao menos legal, para o problema. SAPI 4 e 5 deixavam o leitor lento, e as vozes de boa qualidade para usar com os dois drivers eram pagas. A Nuance não estava afim de liberar a produção de um pacote contendo o eloquence, e era isso.
Mais recentemente, foram disponibilizados um complemento SAPI e um complemento nativo para o NVDA contendo o eloquence, mas ambos tem as suas complicações.
Entretanto, a Microsoft disponibilizou vozes nativas, de boa qualidade e gratuitas, em múltiplos idiomas, incluindo o português, nativamente para o Windows 10. E a boa notícia é que o NVDA 2017.3 se integra com essas vozes, de maneira rápida e eficiente. Portanto, se você for usar o nosso leitor de telas favorito em qualquer máquina com o Windows 10, saiba que ESpeak nunca mais. Pode comemorar, nós já estamos fazendo isso, em alta e boa, muito boa … voz.

Ibagens, ibagens, comandante

Você já topou aquelas imagens com texto e quis saber do que se tratavam? Já recebeu pdfs suuuuper acessíveis contendo imagens de página … bem, nada acessíveis?
Seus problemas acabaram, isso é claro se estiver usando o NVDA 2017.3 e o Windows 10. Agora o leitor de telas se integra ao sistema de OCR que acompanha o Windows e torna o reconhecimento de texto em imagens algo muito simples e tranquilo de ser feito. Pressione NVDA (caps ou ins) + r e voila, o texto em baixo do navegador de objetos é automaticamente reconhecido! Sem grandes instalações, sem pacotes a mais, apenas instalar, reconhecer, ler e aproveitar.

Duvida? Na demonstração do podcast, usamos esta imagem encontrada de modo totalmente aleatório na internet. Tenta lá e comenta o que você achou!

Novidades do costume

De resto, novos atributos wai-aria reconhecidos, o que significa que páginas bem feitas se tornarão ainda mais bem lidas para quem usa o NVDA. Melhorias também no Word, onde podemos avançar e voltar entre as palavras com erro ortográficos no modo de navegação com w e shift + w, simulando o que usuários do Mac e VoiceOver já tem disponível em todos os campos editáveis padrões exibidos naquele sistema.
Existem também melhorias em tabelas e na renderização de componentes em braille, na velocidade de acesso a recursos do Edge, no Outlook e Windows Mail, em fim, as coisas de costume.

Skype for Business, o fim de uma era conturbada

Parece que finalmente os usuários do Skype for Business que, tipicamente, não tem outra opção dentro do ambiente corporativo, poderão em fim ter uma experiência próxima ao normal se estiverem usando o NVDA. O suporte ao anúncio de mensagens e notificações de maneira automático está disponível na 2017.3 e vai certamente ajudar muita gente, este que vos escreve sendo uma dessas pessoas.

Quem mexeu na minha configuração?

E uma ótima notícia é que as configurações de usuários poderão ser armazenadas nas pastas de perfil de cada um no Windows. Isso fará com que usuários que compartilhem o mesmo computador tenham bem mais segurança ao usar as suas configurações customizadas para o NVDA. A mudança prepara ainda mais o leitor de telas para uso corporativo e tem tudo para estrelar na versão 2017.4 se os testes forem bem-sucedidos na versão atual. Por agora, habilitar este recurso envolve editar o registro do Windows, então recomendamos que usuários comuns somente relaxem enquanto experimentamos esta animadora funcionalidade.

Final do suporte ao Windows XP

E a versão 2017.3 será a última a rodar no Windows XP. A NVAccess não costuma deixar de suportar sistemas operacionais antigos por qualquer razão, apenas fazem isso quando se torna virtualmente impossível continuar a desenvolver novas funcionalidades sem quebrar compatibilidade com todas as versões suportadas. Mesmo assim, a 2017.3 continuará disponível para download para aquelas pessoas que ainda precisam do Windows XP.

Dictation Bridge RC disponível

Falamos aqui sobre o Dictation Bridge, projeto que usa os recursos de reconhecimento de fala presentes no Windows 10 e os integra com leitores de tela, tais como o NVDA .. e a boa notícia é que a versão rc (candidata a release) já está disponível para testes. O produto é gratuito e pode revolucionar a maneira com que pessoas que além de cegas apresentam limitações de movimento interagem com o computador.

Olho biônico, entre em ação!

E a Microsoft disponibilizou um aplicativo chamado Seeing AI (no episódio eu chamo erroneamente de Seeing Eyes graças a um certo colaborador da BlindTec, mas esta história é para ser contada depois). Nós havíamos visto os principais recursos de maneira desconexa no Build, evento anual da Microsoft para desenvolvedores, de 2016 … e agora verificamos com enorme satisfação que as pesquisas evoluíram e formaram um produto gratuito.
O aplicativo ainda não está disponível na loja brasileira (e nem na Portuguesa … ) mas deixo aqui uma demonstração gravada pelo pessoal da AppleVis.

E … bem, é só tudo isso.

Comente sobre suas impressões e vivamos a tecnologia assistiva intensamente!

© Copyright BlindTec 2017 - 2024, todos os direitos reservados.
Para mais detalhes, consulte a página de direitos autorais do portal.

7 comentários

  • Olá Marlon, obrigado por nos trazer mais um excelente episódio.
    Eu tenho gostado da voz do Daniel, claro que não é uma voz perfeita, mas é como disse, o fato de termos boas opções nativas de vozes para usarmos no lugar do espeak é sempre bem-vinda.
    Sobre o reconhecimento de textos em imagens, gostaria de compartilhar o fato de que podemos ter um melhor resultado se aplicarmos zoom à imagem, caso o resultado final não seja satisfatório.
    Isso vale tanto para navegação na internet ou se usarmos o aplicatovo Fotos no Windows 10.
    É isso aí, até mais.

    • Opa, Ricardo!

      Acho que você devia pensar seriamente em colaborar gravando materiais para a gente ou escrevendo artigos … suas dicas são muito boas.

      Quanto a dar zoom, não tinha ideia de que isso seria bom, e faz bastante sentido.

      Como podemos dar zoom em uma imagem na internet por exemplo? Acho que seria bem interessante se você puder explicar.

      • Olá Blindteckers, bom dia!
        Desculpa a demora em responder.
        Sobre colaborar com vocês, me manda um e-mail que a gente conversa.
        Sobre dar zoom na internet, podemos usar o atalho ctrl + sinald de adição/subtração ou ctrl + scroll do mouse [a rodinha]. A mesma coisa serve para o aplicativo Fotos do Windows 10.
        Abraços!

  • Daniel Damacena

    Muito bom!
    Eu estava tendo problemas para ativar as vozes OneCore, mas ao criar outro usuário no Windows o recurso funcionou. A voz Daniel tem uma resposta satisfatória e tem uma qualidade de mediana para boa, além de ter uma naturalidade que se assemelha à humana.
    Estou usando como voz padrão, vamos ver se consigo me adaptar a ela.
    Quanto ao OCR, é verdade, quanto maior a imagem, mais fácil de se reconhecer. No Facebook, por exemplo, é preciso reconhecer a imagem depois de colocá-la em tamanho inteiro para ter resultados satisfatórios.

  • Pingback: Migrando do JAWS para o NVDA - guia prático - BlindTec

  • Pingback: BlindTec 27 - como aumentar sua autonomia com o uso do aplicativo Seeing Ai para iOS - BlindTec

  • Pingback: BlindTec Express 08 - Notícias do mundo da tecnologia assistiva - BlindTec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *